Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
  Nomeação do Novo Presidente do IBGE

Nomeado Novo Presidente do IBGE

O Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, nomeou o economista Eduardo Pereira Nunes, como presidente do IBGE. A nomeação foi publicada hoje, dia 7 de fevereiro, no Diário Oficial da União.

O economista Eduardo Pereira Nunes, que agora assume as funções de presidente da Instituição, é funcionário de carreira do IBGE desde 1980, no Departamento de Contas Nacionais, onde exerceu a chefia de junho de 2000 até agora. Ao longo de sua carreira no IBGE, também trabalhou nos Departamentos de Geografia e de Agropecuária (DEGEO e DEAGRO) e na Coordenação dos Censos Econômicos.

Eduardo Pereira Nunes é carioca, formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp), além de professor titular da Universidade Cândido Mendes e dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas.

No Departamento de Contas Nacionais do IBGE, Eduardo Pereira Nunes coordenou o projeto que tornou possível o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos estados, conhecido como Sistema de Contas Regionais e que vem sendo publicado anualmente, num trabalho conjunto com as secretarias de planejamento de cada uma das unidades da federação.

Eduardo Pereira Nunes tem vários trabalhos publicados relativos às contas nacionais do país, às transações do setor público, à siderurgia, à agricultura e a propostas metodológicas de cálculo no sistema de contas nacionais.

Com sua experiência no cálculo das contas nacionais do Brasil, Eduardo Pereira Nunes tem sido consultor de vários organismos internacionais, como Banco Mundial e Nações Unidas, para elaboração das Contas Nacionais de Cabo Verde e de Moçambique.

Comunicação Social

7 de fevereiro de 2003


A Instituição | Locais de Atendimento | Estatísticas do Site | Prestação de Contas | Editais e Licitações