Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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Pesquisa Industrial Mensal Produo Fsica - Regional

Notas Metodolgicas

1 Os indicadores regionais utilizam dados primrios da Pesquisa Industrial Mensal de Produo Fsica (PIM-PF). Os painis de produtos e de informantes so especficos para cada local que possui dados divulgados. O painel de produtos e de informantes acompanhado uma amostra intencional obtida a partir das informaes da Pesquisa Industrial Anual Empresa (PIA-Empresa) e da Pesquisa Industrial Anual Produto (PIA-Produto) do ano de 2010 e tem como referncia a estrutura do Valor da Transformao Industrial. Para a indstria geral, segundo esta varivel, os produtos selecionados alcanam, aproximadamente, os seguintes nveis de cobertura: Amazonas, 53 produtos (83%), Par, 32 produtos (92%), Regio Nordeste, 207 produtos (76%); Cear, 84 produtos (72%); Pernambuco, 90 produtos (69%); Bahia, 101 produtos (77%); Minas Gerais, 155 produtos (70%); Esprito Santo, 30 produtos (79%); Rio de Janeiro, 152 produtos (83%); So Paulo, 534 produtos (75%); Paran, 199 produtos (69%); Santa Catarina, 172 produtos (59%); Rio Grande do Sul, 232 produtos (70%), Mato Grosso, 28 produtos (79%); e Gois, 73 produtos (67%).


2 O critrio de seleo para as Unidades da Federao que possuem os seus dados divulgados foi o de incluir aqueles que responderam por pelo menos 1,0% do Valor da Transformao Industrial, tomando-se como referncia o resultado da PIA-Empresa 2010, alm da Regio Nordeste.


3 - A base de ponderao dos indicadores fixa e tem como referncia a estrutura do Valor da Transformao Industrial referente ao ano de 2010. Assim, os pesos atribudos para as atividades e produtos esto baseados nas pesquisas anuais da indstria de 2010.


4 - A frmula de clculo, nos diversos nveis de agregao, baseiam-se em uma adaptao do ndice de Laspeyres - base fixa em cadeia (com atualizao de pesos). Assim, os ndices so definidos como mdias ponderadas de relativos de quantidades cujos pesos so definidos pelo valor de cada produto, estimado a partir das quantidades vigentes no ms de comparao (t-1) e dos preos do perodo base. Consequentemente, medida que um produto apresenta variao de quantum superior mdia dos seus congneres cresce sua importncia no seu respectivo segmento industrial de origem. Analogamente, esses movimentos so observados em todos os nveis.


5 - So divulgados cinco tipos de ndices:


  • NDICE BASE FIXA MENSAL (NMERO-NDICE): compara a produo do ms de referncia do ndice com a mdia mensal produzida no ano base da pesquisa (2012);

  • NDICE MS/MS ANTERIOR: compara a produo do ms de referncia do ndice com a do ms imediatamente anterior. As sries so obtidas a partir do ndice de base fixa mensal ajustado sazonalmente e so divulgadas somente para a indstria geral;

  • NDICE MENSAL: compara a produo do ms de referncia do ndice em relao a igual ms do ano anterior;

  • NDICE ACUMULADO NO ANO: compara a produo acumulada no ano, de janeiro at o ms de referncia do ndice, em relao a igual perodo do ano anterior;

  • NDICE ACUMULADO NOS LTIMOS 12 MESES: compara a produo acumulada nos ltimos 12 meses de referncia do ndice em relao a igual perodo imediatamente anterior.

6 - Foi realizado o encadeamento das sries de ndices de Base Fixa, encerradas em fevereiro de 2014 (base mdia 2002 = 100), com a srie que se iniciou em janeiro de 2012 (base 2012 = 100). A srie encadeada tem como referncia a mdia mensal de 2012 = 100 e no altera as sries dos ndices anteriores a 2012 nas seguintes comparaes: ms contra igual ms do ano anterior, acumulado no ano e acumulado nos ltimos 12 meses. Vale destacar que, em termos regionais, o encadeamento foi realizado para as atividades em que houve uma relativa aderncia entre as duas sries.


7 - O ajuste sazonal das sries foi obtido utilizando-se o software X-12 ARIMA, U.S. Census Bureau. Considera-se, alm dos efeitos sazonais, tratamento especfico para o efeito calendrio (Trading Day), identificao de outliers e correo de dias teis para feriados mveis (Carnaval e Pscoa). A modelagem foi definida com a srie de 144 meses (janeiro de 2002 a dezembro de 2013) para a indstria geral de cada local, com exceo da de Mato Grosso, que por possuir apenas 24 meses de informaes (de janeiro de 2012 a dezembro de 2013), no foi possvel realizar o ajuste sazonal. Os modelos adotados nas sries da indstria geral de cada local so os seguintes:


GRANDES CATEGORIAS ECONMICAS
DECOMPOSIO
MODELO ARIMA
REGRESSO (REGARIMA)
AM

Multiplicativa

(0 1 1) (0 2 2)

Carnaval TD Pscoa (1)

PA

Multiplicativa

(0 1 1) (0 2 2)

Carnaval

NE

Aditiva

(0 1 2) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (1)

CE

Aditiva

(2 0 0) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (8)

PE

Multiplicativa

(0 1 2) (0 1 1)

Carnaval TD

BA

Aditiva

(0 1 2) (1 1 2)

Carnaval Pscoa (1)

MG

Aditiva

(2 0 0) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (15)

ES

Aditiva

(0 1 0) (0 1 1)

Carnaval TD

RJ

Aditiva

(0 1 1) (0 1 1)

Carnaval TD

SP

Multiplicativa

(1 1 2) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (15)

PR

Multiplicativa

(1 1 2) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (1)

SC

Aditiva

(2 0 0) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (1)

RS

Aditiva

(2 0 0) (0 1 1)

Carnaval TD Pscoa (1)

MT

-

-

-

GO

Aditiva

(0 1 1) (0 2 2)

Carnaval Pscoa (15)

BR

Multiplicativa

(0 1 1) (0 2 2)

Carnaval TD Pscoa (1)


8 - Os ndices apresentados neste documento esto sujeitos retificao nos dados primrios por parte dos informantes da pesquisa, sendo incorporadas revises a partir de Janeiro do ano anterior ao de referncia da pesquisa.

A metodologia da pesquisa ser editada na Srie Relatrios Metodolgicos, que estar disponvel, em sua forma eletrnica, em https://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/industria/pimpfbr/notas_metodologicas.shtm. Informaes mais detalhadas sobre os procedimentos metodolgicos podem ser obtidas na Coordenao de Indstria (COIND) - Avenida Chile, 500 - 4 andar - CEP 20031-070 - Rio de Janeiro - RJ, telefone: (21) 2142-4513.