Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Produto Interno Bruto dos Municpios 2005

Produto Interno Bruto dos Municipios 2002-2005

Ao concluir o processo de reviso e aprimoramento do Sistema de Contas Nacionais, implementado em 2007, o IBGE, em parceria com os rgos Estaduais de Estatstica, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendncia da Zona Franca de Manaus SUFRAMA, divulga, nesta publicao, as estimativas do Produto Interno Bruto - PIB dos Municpios, tendo como referncia inicial o ano 2002. A metodologia e a base de dados esto completamente integradas nova srie das Contas Nacionais e Regionais, incorporando, por conseguinte, os resultados de pesquisas agropecurias, como o Censo Agropecurio 1995-1996, de pesquisas econmicas anuais nas reas de Indstria, Construo Civil, Comrcio e Servios, e de pesquisas populacionais, como a Pesquisa de Oramentos Familiares 2002-2003, entre outras investigadas pelo IBGE, alm de dados anuais de outras Instituies, como a Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica, obtidos pela Secretaria da Receita Federal. Tais estimativas tambm so compatveis com a verso 1.0 da Classificao Nacional de Atividades Econmicas CNAE 1.0.

São descritos os critérios norteadores da nova metodologia, os aperfeiçoamentos introduzidos, as principais alterações efetuadas na elaboração das estimativas, e divulgados os resultados do valor adicionado, a preços correntes, da Agropecuária, Indústria e Serviços, bem como o PIB, a preços correntes e per capita , relativamente ao período de 2002 a 2005. Tabelas selecionadas, referentes a 2005, são apresentadas para todos os municípios brasileiros. A análise dos resultados, ilustrada por gráficos e mapas, busca destacar alguns aspectos econômicos de abrangência nacional e regional.

A publicao inclui, ainda, anexos contendo o ndice de Gini, por atividade econmica, segundo as Grandes Regies e Unidades da Federao, em 2005, entre outras informaes de natureza metodolgica, e um glossrio com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreenso dos resultados.

A metodologia utilizada na elaboração das estimativas do PIB dos Municípios está em consonância com as recomendações internacionais expressas pela Organização das Nações Unidas - ONU, Banco Mundial, Comissão das Comunidades Européias - EUROSTAT, Fundo Monetário Internacional - FMI e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, reunidas no manual System of national accounts 1993.

O CD-ROM que acompanha a publicao contm, alm das informaes do volume impresso, a base de dados por municpio e ano.

Periodicidade: Anual

Abrangência geográfica:Brasil