Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Sistema de Contas Regionais

Contas Regionais do Brasil - 2003-2006

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus Suframa, dá continuidade ao projeto das Contas Regionais do Brasil, que tem como referência inicial o ano 2002 .

Nesta publicação, são apresentadas informações sobre a evolução do Produto Interno Bruto - PIB de cada Unidade da Federação, calculado a partir de estatísticas sobre o valor anual da produção, consumo intermediário e valor adicionado de cada atividade econômica, bem como indicadores de crescimento do volume de produção anual e os respectivos índices anuais de preços dos bens e serviços produzidos e dos principais insumos consumidos. Esses dados permitem estimar o valor adicionado anual , por atividade, expresso em valores corrente e constante, o PIB avaliado ao preço de mercado por Unidades da Federação, e o PIB per capita em cada uma dessas áreas geográficas.

A metodologia e a base de dados das Contas Regionais estão completamente integradas à série das Contas Nacionais, sendo seus resultados compatíveis com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE 1.0.

Esses resultados também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação, que inclui, além das informações do volume impresso, uma série histórica com dados relativos ao período de 2002 a 2006.

O conjunto dessas contas possibilita às empresas, governos e estudiosos efetuar análises sobre a capacidade competitiva das economias estaduais e a composição setorial e regional do Produto Interno Bruto do Brasil.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Contas regionais do Brasil , da Série Relatórios Metodológicos.