Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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Pesquisa de Servios de Publicidade e Promoo

Pesquisa de Servios de Publicidade e Promoo 2009

A Pesquisa de Servios de Publicidade e Promoo, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associao Brasileira de Agncias de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais servios oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agncias de publicidade; agenciamento de espaos para publicidade, exceto em veculos de comunicao; atividades de publicidade no especificadas; atividades de organizao de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cnicas, espetculos e atividades complementares; e atividades esportivas no especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os servios vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importncia das atividades mencionadas para o negcio.

Alm de mensurar os principais produtos de servios de publicidade e promoo e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela tica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuies para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construo de uma Classificao Nacional de Produtos para o setor de servios, em desenvolvimento no IBGE.

A presente publicao divulga os resultados desse levantamento. Nela, so destacados os principais produtos e servios ofertados pelas empresas, com destaque para as agncias de publicidade, os tipos de campanhas publicitrias e os principais segmentos da economia atendidos pelas agncias. Os resultados, estratificados por porte de pessoal ocupado, tipos de empresas, faixas de idade das agncias de publicidade e caractersticas operacionais, e de acordo com a Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE 2.0, so acompanhados de comentrios que ilustram as caractersticas abordadas para o conjunto do Pas. A publicao inclui notas tcnicas com consideraes metodolgicas sobre a pesquisa, realando os aspectos de amostragem, representatividade e coleta das informaes, e um glossrio com os conceitos considerados relevantes para a compreenso dos resultados. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso.

O conjunto dessas estatsticas traz importantes subsdios para a compreenso do setor de publicidade e promoo no Brasil. Aos agentes privados, permite aprofundar as anlises de mercado, conhecer em profundidade as caractersticas dos servios ofertados, e os principais tipos de campanhas publicitrias e segmentos da economia atendidos pelas empresas, Aos agentes pblicos, fornece subsdios para o desenvolvimento de polticas orientadas melhoria do setor, em constante evoluo.